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4 DICAS PARA FAZER O MOTOR DO SEU CARRO DURAR MAIS

  1 – NÃO AQUEÇA O MOTOR ANTES DE COMEÇAR A RODAR Quando você for sair pela manhã ou quando o carro estiver frio, não é preciso esperar alguns minutos em marcha lenta. Apenas entre no carro e ligue o motor, coloque o cinto e ajuste o assento e espelhos. Apenas esses 30 segundos já são o suficiente para que o seu carro esteja pronto para rodar. Mas vá com suavidade até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, pois ele ainda estará frio no começo. 2 – EVITE ACELERAÇÕES BRUSCAS Descer o pé totalmente no acelerador toda vez que o semáforo abre não vai lhe ajudar a chegar mais rápido, só vai apressar é a sua ida na oficina. Acelerar de maneira brusca é um dos hábitos mais danosos para a saúde do carro. Rodando direto no trânsito o  motor  tende a trabalhar muito quente e esse tipo de condução aumenta ainda mais a temperatura do conjunto. Sobrecarrega o sistema de arrefecimento, juntas e correias, por exemplo. 3 – NÃO...

Quando e como foi inventada a roda

 

Fonte: 123RF

A primeira representação de uma roda já encontrada pelos arqueólogos
data de 3500 a.C. ou seja, há 5 500 anos e foi feita numa placa de argila
achada nas ruínas da cidade-Estado de Ur, onde hoje fica o Iraque.
Isto significaria que a roda deve ter surgido por volta dessa época ou
talvez alguns séculos antes. Essa prova, entretanto, é contestada por
alguns historiadores, atualmente em minoria.
Eles apontam para um pote de argila escavado no sul da atual Polônia,
que teria sido feito em torno de 4000 a.C. e tem na sua superfície a imagem
do que poderia ser um veículo com rodas. Seja como for, as primeiras rodas
parecem ter sido feitas com três placas de madeira cortadas em formato
arredondado, mantidas juntas por ripas. Seu conceito também era conhecido em
outras regiões do mundo os chineses teriam começado a usá-la em
torno de 2000 a.C. e os olmecas, um povo que viveu onde hoje é o sul do
México, já construíam desde pelo menos 1500 a.C. brinquedos para suas
crianças com rodas maciças feitas de pedra (ainda que curiosamente nunca
tenham desenvolvido rodas para uso prático em sua vida diária!). Bem mais
tarde, na Idade Moderna, inovações no uso de materiais fizeram a invenção
mudar de cara e ganhar eficiência.
Os principais passos dessa história você confere na linha do tempo a seguir:

O mundo é redondo
Invenção tem quase seis milênios de história

3500 A.C.

Em Ur, na Mesopotâmia, surge o que é mais aceito como a primeira representação de uma carroça com rodas de madeira maciça

2000 A.C.

Surgimento quase simultâneo no norte da Europa, Ásia Menor e China de rodas com raios, mais leves que as rodas maciças. Elas passam a ser empregadas em carruagens e carroças

1000 A.C.

Na Europa Ocidental, os celtas começam a recobrir com uma “capa” de metal as rodas de suas carruagens, aumentando sua resistência e durabilidade

1888

Na Escócia, o veterinário e inventor John Dunlop desenvolve os primeiros pneus com câmara, que ele utiliza numa bicicleta

1895

Na França, o industrial Edouard Michelin adapta a invenção de Dunlop para uso em automóveis, que começavam a surgir, ainda com rodas raiadas de madeira

INÍCIO DO SÉCULO 20

Com a produção em massa de automóveis, as rodas passam a ser feitas de metal, com o desenvolvimento de ligas leves e novos materiais, inclusive compostos de carbono

Na Alvorada Pneus, você encontra a roda ideal para o veículo que você pretende dirigir. Os melhores materiais e preços, prezando sempre a qualidade do produto.


Fonte: Super Interessante

Jornalista: Roberto Navarro

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