1 – NÃO AQUEÇA O MOTOR ANTES DE COMEÇAR A RODAR Quando você for sair pela manhã ou quando o carro estiver frio, não é preciso esperar alguns minutos em marcha lenta. Apenas entre no carro e ligue o motor, coloque o cinto e ajuste o assento e espelhos. Apenas esses 30 segundos já são o suficiente para que o seu carro esteja pronto para rodar. Mas vá com suavidade até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, pois ele ainda estará frio no começo. 2 – EVITE ACELERAÇÕES BRUSCAS Descer o pé totalmente no acelerador toda vez que o semáforo abre não vai lhe ajudar a chegar mais rápido, só vai apressar é a sua ida na oficina. Acelerar de maneira brusca é um dos hábitos mais danosos para a saúde do carro. Rodando direto no trânsito o motor tende a trabalhar muito quente e esse tipo de condução aumenta ainda mais a temperatura do conjunto. Sobrecarrega o sistema de arrefecimento, juntas e correias, por exemplo. 3 – NÃO...
Você sabe como trocar o pneu do carro? Se você possui um veículo, responder sim a esta questão pode te livrar do maior apuro. Mas não se preocupe, a tarefa é bem mais simples do que parece, como você confere logo abaixo.
1. Estacione o carro em um lugar seguro e estável
Antes de começar a trocar o pneu, é preciso garantir que ele esteja estacionado em um local estável que não permita que o carro deslize. Se estiver em uma rodovia, por exemplo, pare o mais longe possível do tráfego e ligue o pisca-alerta.
2. Prepare o carro
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Antes mesmo de descer do veículo, puxe o freio de mão e coloque o câmbio em modo "estacionado”, em primeira ou em marcha à ré. Depois, coloque um objeto pesado como uma pedra, na frente das rodas dianteiras e traseiras, para evitar que o carro se movimente.
3. Pegue o estepe e o macaco
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Agora sim, pegue o macaco e coloque-o sob a lataria do carro, ao lado do pneu furado. Lembre-se de encaixá-lo na canaleta, uma parte metálica projetada justamente para recebê-lo. E se não encontrar o local correto, basta ler o manual de instruções.
4. Levante o macaco até que ele apoie o carro
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Após encaixar o macaco corretamente, levante-o até que o carro pareça firmemente apoiado, sem levantá-lo do chão. Certifique-se também de que o macaco está perpendicular ao chão.
5. Tire a calota e afrouxe os parafusos
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Em sentido anti-horário, gire a chave de roda e deixe os parafusos soltos, sem desprendê-los totalmente. Ao deixar ao pneu em contato com o chão a retirada da calota será mais fácil, já que somente os parafusos serão girados e não a roda.
6. Levante um pouco mais o pneu
Com o auxílio do macaco, será preciso levantar um pouco mais o veículo, para que o pneu murcho seja retirado e o estepe encaixado. Conforme for suspendendo o carro, certifique-se de que ele esteja estável. Do contrário, desça o macaco e corrija o problema.
7. Remova os parafusos e o pneu
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Ainda no sentido horário, continue a girar os parafusos, até que estejam soltos o suficiente para serem removidos. Depois, remova o pneu furado e coloque-o sob o veículo. Caso o macaco ceda, ele servirá como um amortecedor para o veículo.
8. Ponha o estepe no eixo
Com o estepe em mãos, encaixe-o no eixo, deixando as cavidades dos parafusos bem alinhadas. Lembre-se de que a válvula da câmara de gás deve estar virada para fora, nunca em direção ao veículo.
9. Aperte os parafusos
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Coloque os parafusos em seus devidos lugares e, com a chave de roda, dê uma volta em cada um. Por último, aperte-os até o fim, até que todos estejam igualmente apertados. E quando o carro estiver novamente no chão, aperte os parafusos uma vez mais.
10. Desça o carro e retire o macaco
Após fixar todos os parafusos, baixe o macaco, retire-o e coloque a calota no lugar. O pneu furado deve ser guardado no porta-malas e, posteriormente, levado ao borracheiro. De tempos em tempos, verifique o estepe para certificar-se de que ele está pronto para ser usado.
1. Estacione o carro em um lugar seguro e estável
Antes de começar a trocar o pneu, é preciso garantir que ele esteja estacionado em um local estável que não permita que o carro deslize. Se estiver em uma rodovia, por exemplo, pare o mais longe possível do tráfego e ligue o pisca-alerta.
2. Prepare o carro
Antes mesmo de descer do veículo, puxe o freio de mão e coloque o câmbio em modo "estacionado”, em primeira ou em marcha à ré. Depois, coloque um objeto pesado como uma pedra, na frente das rodas dianteiras e traseiras, para evitar que o carro se movimente.
3. Pegue o estepe e o macaco
Agora sim, pegue o macaco e coloque-o sob a lataria do carro, ao lado do pneu furado. Lembre-se de encaixá-lo na canaleta, uma parte metálica projetada justamente para recebê-lo. E se não encontrar o local correto, basta ler o manual de instruções.
4. Levante o macaco até que ele apoie o carro
Após encaixar o macaco corretamente, levante-o até que o carro pareça firmemente apoiado, sem levantá-lo do chão. Certifique-se também de que o macaco está perpendicular ao chão.
5. Tire a calota e afrouxe os parafusos
Em sentido anti-horário, gire a chave de roda e deixe os parafusos soltos, sem desprendê-los totalmente. Ao deixar ao pneu em contato com o chão a retirada da calota será mais fácil, já que somente os parafusos serão girados e não a roda.
6. Levante um pouco mais o pneu
Com o auxílio do macaco, será preciso levantar um pouco mais o veículo, para que o pneu murcho seja retirado e o estepe encaixado. Conforme for suspendendo o carro, certifique-se de que ele esteja estável. Do contrário, desça o macaco e corrija o problema.
7. Remova os parafusos e o pneu
Ainda no sentido horário, continue a girar os parafusos, até que estejam soltos o suficiente para serem removidos. Depois, remova o pneu furado e coloque-o sob o veículo. Caso o macaco ceda, ele servirá como um amortecedor para o veículo.
8. Ponha o estepe no eixo
Com o estepe em mãos, encaixe-o no eixo, deixando as cavidades dos parafusos bem alinhadas. Lembre-se de que a válvula da câmara de gás deve estar virada para fora, nunca em direção ao veículo.
9. Aperte os parafusos
Coloque os parafusos em seus devidos lugares e, com a chave de roda, dê uma volta em cada um. Por último, aperte-os até o fim, até que todos estejam igualmente apertados. E quando o carro estiver novamente no chão, aperte os parafusos uma vez mais.
10. Desça o carro e retire o macaco
Após fixar todos os parafusos, baixe o macaco, retire-o e coloque a calota no lugar. O pneu furado deve ser guardado no porta-malas e, posteriormente, levado ao borracheiro. De tempos em tempos, verifique o estepe para certificar-se de que ele está pronto para ser usado.
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Fonte: Litoral Car
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