Avançar para o conteúdo principal

4 DICAS PARA FAZER O MOTOR DO SEU CARRO DURAR MAIS

  1 – NÃO AQUEÇA O MOTOR ANTES DE COMEÇAR A RODAR Quando você for sair pela manhã ou quando o carro estiver frio, não é preciso esperar alguns minutos em marcha lenta. Apenas entre no carro e ligue o motor, coloque o cinto e ajuste o assento e espelhos. Apenas esses 30 segundos já são o suficiente para que o seu carro esteja pronto para rodar. Mas vá com suavidade até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, pois ele ainda estará frio no começo. 2 – EVITE ACELERAÇÕES BRUSCAS Descer o pé totalmente no acelerador toda vez que o semáforo abre não vai lhe ajudar a chegar mais rápido, só vai apressar é a sua ida na oficina. Acelerar de maneira brusca é um dos hábitos mais danosos para a saúde do carro. Rodando direto no trânsito o  motor  tende a trabalhar muito quente e esse tipo de condução aumenta ainda mais a temperatura do conjunto. Sobrecarrega o sistema de arrefecimento, juntas e correias, por exemplo. 3 – NÃO...

Tudo sobre extintor de incêndios para carros

 Os tipos de extintor de incêndio são:

CLASSETIPO DE INCÊNDIO QUE APAGA
ACombustíveis sólidos (papel, madeira, plásticos, borrachas e tecidos)
BCombustíveis líquidos e gases inflamáveis
CProvocado por equipamentos elétricos (chicotes e fiação em carros)
DProvocado por metais combustíveis como magnésio, titânio entre outros

O extintor para carros deixou de ser obrigatório desde a Resolução 556/15 do Contran, que revogou a obrigatoriedade para veículos comuns, como automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

Também, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não aponta o extintor de incêndio como item obrigatório para veículos. 

Mesmo assim, uma longa discussão sobre a importância do extintor veicular tem sido levada à frente por especialistas, fabricantes de extintores e condutores. Afinal, a existência deste equipamento no interior dos carros oferece maior possibilidade de segurança? Qual o melhor tipo de extintor para carros? 

Acompanhe com a gente esse debate!

Meu carro precisa de um extintor veicular?

extintor de incendio no porta-malas

Pela regra do Contran citada anteriormente, você não é obrigado a dirigir seu carro portando um extintor de incêndio. Na verdade, em grande parte do mundo também não existe esta obrigação. Porém, alguns países da América Latina, tais como Chile e Argentina o extintor de incêndio para carros é uma obrigação. 

No contexto em que os carros possuíam carburadores ao invés de injeção eletrônica de combustível, o risco de incêndios em veículos automotores era muito maior. Com essa mudança, foi discutida se de fato a obrigatoriedade fazia sentido.

Mesmo assim, os veículos saem de fábrica com um extintor. Porém, mesmo que você não seja obrigado a usá-lo, muitos especialistas recomendam seu uso em caso de acidentes. 

Autoridades ligadas à Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros sinalizam que, em situação de incêndio veicular – que não é tão raro quanto parece – o uso do extintor para carros pode salvar vidas. 

Lobby de fabricantes de extintores ou os especialistas sabem o que falam?

suporte de extintor

A grande discussão em relação ao uso dos extintores é se, na verdade, existe um lobby político dos fabricantes de extintores de incêndio veicular que, de certa forma, pressiona o poder público a voltar com a obrigatoriedade do uso dos extintores. 

Se a indústria se viu perdida ao não ser mais obrigada a produzir extintores em larga escala, fica muito difícil afirmar se tudo isso é apenas uma questão de mercado e poder econômico. 

Muitos “inimigos” da obrigatoriedade argumentam exatamente isso: só existiu obrigatoriedade por aqui justamente por causa da pressão dos fabricantes. E mais: no geral, eles argumentam que os condutores em situações de incêndio não seriam capazes de manusear corretamente o extintor, o que descartaria seu uso.

Tipos de extintores para carros

De acordo com a ABNT, a classificação do tipo de incêndio e do respectivo extintor, vai de A a D. Ou seja, para cada tipo de incêndio há uma classe diferente de extintor, conforme os exemplos abaixo:

  • Classe A: É originado pela queima de materiais combustíveis sólidos que geram resíduos. Entre esses resíduos há  papel, madeira, plásticos termoestáveis, borrachas, tecidos e fibras orgânicas.
  • Classe B: Causado pela combustão de líquidos ou gases inflamáveis. Exemplos são combustíveis, graxas e plásticos que queimam apenas em superfície e não geram resíduos.
  • Classe C: Incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas. Isso inclui chicotes elétricos de veículos, quadro de força, fiação, transformadores, eletrodomésticos, etc.
  • Classe D: Fogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio.

Então não vale a pena ter um extintor em seu carro?

extintor de incendio pessoa segurando

Esta é uma questão delicada que vai da consciência de cada um. O fato de não ser obrigatório não significa que ele é dispensável. Pode ser que você precise e, ao manusear da forma correta, você pode até salvar vidas.

Desta forma, se você optar por deixar em seu veículo um extintor de incêndio, é importante que ele esteja dentro da validade estipulada pelo fabricante e, de preferência, que ele seja do tipo ABC.

Durante muitos anos, o extintor do tipo AB era o mais encontrado na maioria dos veículos no Brasil. Porém, sua eficácia no combate ao fogo causado por problemas elétricos era frágil. 

Por isso que o extintor tipo ABC é o mais indicado, uma vez que ele é capaz de combater o fogo das classes A, B e C conforme vimos no tópico anterior. Exatamente por esse motivo é que os carros passaram a sair de fábrica com extintores ABC.  

Diante de tudo isso, não se assuste se um dia o extintor voltar a ser obrigatório para veículos no Brasil. As discussões no Congresso Nacional “volta e meia” retornam e a possibilidade de incluir a obrigatoriedade no CTB é real. 

Como o extintor é um item com preço barato – o preço médio de um bom extintor para carros é de R$50,00 – tê-lo em seu carro te custará muito pouco. 

E você? Qual sua opinião? Você acha que o extintor para carros deveria ser obrigatório? Deixe seu comentário!

Traga seu veículo na Alvorada Pneus para uma revisão geral, troca de óleo ou troca de pneus, onde profissionais especializados poderão cuidar do assunto para você. Cuidados automotivos em Passos MG, na Alvorada Pneus.
Fonte: Karvi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quando e como foi inventada a roda

  A primeira representação de uma roda já encontrada pelos arqueólogos data de 3500 a.C. ou seja, há 5 500 anos e foi feita numa placa de argila achada nas ruínas da cidade-Estado de Ur, onde hoje fica o Iraque. Isto significaria que a roda deve ter surgido por volta dessa época ou talvez alguns séculos antes. Essa prova, entretanto, é contestada por alguns historiadores, atualmente em minoria. Eles apontam para um pote de argila escavado no sul da atual Polônia, que teria sido feito em torno de 4000 a.C. e tem na sua superfície a imagem do que poderia ser um veículo com rodas. Seja como for, as primeiras rodas parecem ter sido feitas com três placas de madeira cortadas em formato arredondado, mantidas juntas por ripas. Seu conceito também era conhecido em outras regiões do mundo os chineses teriam começado a usá-la em torno de 2000 a.C. e os olmecas, um povo que viveu onde hoje é o sul do México, já construíam desde pelo menos 1500 a.C. brinquedos para suas crianças com rodas mac...

Como trocar o pneu do carro?

Você sabe como trocar o pneu do carro? Se você possui um veículo, responder sim a esta questão pode te livrar do maior apuro. Mas não se preocupe, a tarefa é bem mais simples do que parece, como você confere logo abaixo. 1. Estacione o carro em um lugar seguro e estável Antes de começar a trocar o pneu, é preciso garantir que ele esteja estacionado em um local estável que não permita que o carro deslize. Se estiver em uma rodovia, por exemplo, pare o mais longe possível do tráfego e ligue o pisca-alerta. 2. Prepare o carro Antes mesmo de descer do veículo, puxe o freio de mão e coloque o câmbio em modo "estacionado”, em primeira ou em marcha à ré. Depois, coloque um objeto pesado como uma pedra, na frente das rodas dianteiras e traseiras, para evitar que o carro se movimente. 3. Pegue o estepe e o macaco Agora sim, pegue o macaco e coloque-o sob a lataria do carro, ao lado do pneu furado. Lembre-se de encaixá-lo na canaleta, uma parte metálica projetada justamente para recebê-l...

Racks de teto e bagageiros: como levar o que não cabe no porta-malas

Os racks de teto e os bagageiros para carros garantem uma maior versatilidade no transporte de objetos grandes, como bicicletas e pranchas de surfe – ou simplesmente quando o porta-malas simplesmente não comporta mais as bagagens da família. No entanto, não basta instalar o equipamento e sair por aí. Existem regras a serem cumpridas e respeitadas. Basicamente, os racks de teto são compostos por um kit de fixação, um suporte e uma barra. “É importante observar se o veículo tem o teto liso (caso da grande maioria deles), com pontos de fixação do tipo longarinas (barras longitudinais) ou é dotado de longarinas integradas (já coladas ao teto)”, explica Giuliano Bertazzolo, coordenador de marketing da Thule, uma das marcas mais conhecidas deste tipo de produto. Fonte: reprodução Durante o processo de instalação, “nenhuma alteração é feita na originalidade, e o próprio motorista pode realizá-la, seguindo o manual”, explica Bertazzolo. Antes, é importante pensar na finalidade do equipament...